A partir de junho cancelar os serviços de TV a cabo ficará mais fácil e rápido no Brasil. Isso se deve a lei aprovada em março pelo Legislativo sancionada nesta terça-feira 14, pelo Executivo, que determina que o cancelamento poderá ser feito por meio da internet ou pessoalmente, junto à própria empresa. Segundo o Procon/DF, a maioria das queixas é devido a problemas relativos ao SAC, o que gera 80% das reclamações junto aos órgãos de defesa do consumidor.
Queixas contra TVs por assinatura, telefonia móvel e fixa estão entre os quatro assuntos mais demandados em 2017 e 2018 junto ao Procon-DF – ranking que é liderado pela telefonia móvel, seguido por cartões de crédito, telefonia fixa e, em quarto lugar, as TVs por assinatura.
Como em geral o serviço é oferecido no formato de combo – acompanhado de serviços de internet e de telefonia –, as entidades de defesa do consumidor encontram dificuldades para gerar dados específicos que diferenciem queixas motivadas por dificuldade de cancelamento dos demais serviços.
As operadoras que se cuidem!