A historiadora e folclorista Deolinda Alice dos Santos ministra, na próxima sexta-feira, 10, em Peçanha, e no sábado, 11, em Guanhães, uma da Oficina de Preservação e Resgate do Patrimônio Imaterial – Irmãos do Rosário. A atividade integra a programação do “Memórias e Cores”, projeto de resgate e fortalecimento das tradições do Congado e Marujadas patrocinado pela Cenibra.
No último dia 13, Deolinda esteve em Coronel Fabriciano, onde ministrou o curso para congadeiros e marujos do Cocais. A oficina reuniu 50 pessoas. Dentre as atividades realizadas durante a aula, esteve exposição sobre a história das tradições mineiras, com destaque para o congado e marujadas; e a confecção de um embornal estampado com a imagem de São José e do menino Jesus.
O Memórias e Cores cumpre mais uma etapa do seu cronograma no próximo dia 27, com a realização da Oficina de Arte e Criação de Indumentárias com a artista plástica Rosane Dias. No dia 18, a oficina será realizada em Guanhães para congadeiros e marujos daquele município e de Peçanha, ambas as cidades estão sendo contempladas com o projeto.
Deolinda dos Santos é graduada em História e Estudos Sociais pela UFOP (1975 e 1976), em Pedagogia pela UFMG (1979). Tem experiência em consultoria de Cultura Mineira no Senac e no Sebrae. Já atuou na área de Turismo, com ênfase em História e Cultura Brasileira, trabalhando principalmente a Cultura Mineira e Folclore aplicado ao Turismo. Membro da Comissão Ouropretana de Folclore, da Comissão Mineira de Folclore e do Instituto Brasileiro de Cultura Popular-Olímpia/SP, Capital Nacional do Folclore.