A produção de etanol no Brasil neste ano deve alcançar será um recorde. O aumento é de 21,7% em relação ao ano passado, chegando a 33,14 bilhões de litros. Os dados foram divulgados hoje pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e confirmam a superação do maior índice anterior, da safra de 2016, quando a produção chegou em de 30,5 bilhões de litros.
O aumento na produção de etanol nesta safra ocorreu, principalmente, graças a queda de preços do açúcar no mercado internacional e a um cenário mais favorável para o etanol no mercado interno, frente à alta do dólar e do petróleo. A junção desses fatores fez com que as unidades de produção aumentassem a destinação de cana-de-açúcar para a produção do combustível.
O etanol no Brasil
O etanol é um combustível ecologicamente correto, obtido a partir da cana-de-açúcar, que ajuda na redução do gás carbônico da atmosfera através da fotossíntese nos canaviais e não afeta a camada de ozônio e nem a qualidade do ar. Além disso, o plantio e cultivo da cana-de-açúcar aumentam a umidade do ar e a retenção das águas da chuva.
Seguindo recomendações específicas, pode ser misturado ao diesel e à gasolina, como também pode ser utilizado sem aditivos, sem que com isso o motor sofra danos.
O Brasil hoje é o segundo maior produtor de biocombustíveis do mundo, ficando atrás apenas dos EUA. A matéria prima mais utilizada é a cana-de-açúcar mas outras alternativas vêm sendo pesquisadas, como milho e mamona.