“Padaria Conceito”- Seminário traz novas técnicas para a indústria da panificação do Vale do Aço
Presidente do Sinpava conversa com Negócios Já! e descreve um painel do momento do setor no país.
“Ações que fazem sua empresa lucrar mais”. É a partir desse “mote” que nessa semana foi realizado, nos dias 27 e 28/03, na sede da FIEMG Regional Vale do Aço, em Ipatinga, o Circuito Nacional “Padaria Conceito’, uma promoção do Sindicato da Indústria da Alimentação e Panificação do Vale do Aço – Sinpava e a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – Abip que, diga-se de passagem, foi gratuito e voltado para padarias, bares, restaurantes, lanchonetes e hotéis.
Negócios Já! Esteve presente no segundo dia(28) acompanhando a Palestra-show “Sanduiches na padaria”, com Alexsandro Kitsidis e Chef Henrique Rats (Prática). No dia anterior, diversas atividades foram realizadas, dentre elas, a palestra sobre uma inovação no segmento: “Congelamento de Pães – Alternativa para lucratividade”, com Ângelo Souza.
O momento da indústria da Panificação, nas palavras do presidente do Sinpava, Fabrício Lara Resende
O evento, aberto ao público, apresentou tendências e temas que impactam na produtividade do segmento. Conversamos com o presidente do Sinpava, Fabrício Lara Santos sobre o momento do segmento em entrevista exclusiva.
Negócios Já! – Presidente, qual a importância de trazer um evento desses para Ipatinga.
Fabrício Lara – Extrema importância – Ele foi somente possível pelo apoio da ABIP. Nossa expectativa era que houvesse grande participação dos empresários da indústria da panificação, bares, hotéis e restaurantes o que se confirmou nesses dois dias.
Negócios Já! – O Índice de Confiança da Indústria” é um indicador, mensalmente divulgado pela CNI, órgão maior da representatividade da indústria nacional. Segmentando para a Indústria da Panificação, após 03 meses (praticamente) do novo governo, como esta a “confiança” entre os seus pares?
Fabrício Lara – Há uma expectativa que as propostas apresentadas pelos ministérios sejam efetivamente colocadas em prática. De uma forma geral, uma grande expectativa de melhora do cenário. No entanto, entendemos que, da nossa parte, será necessário que se invista em novas tecnologias e que nos preparemos para o mercado mais competitivo, uma vez que outros atores (supermercados, por exemplo) estão ocupando o espaço que, até então, predominava as padarias. Temos que buscar conhecimento e inovar nas práticas junto ao consumidor.
Negócios Já! – As empresas estão incluindo startups (empreendedores digitais) para melhorar as relações de consumo. As padarias têm procurado inovar no sentido de utilizar tecnologia para melhorar o acesso do consumidor aos seus produtos e ou serviços?
Fabrício Lara – Este é um caminho que tem que ser percorrido. Existem algumas padarias que já estão investindo nesse sentido e outras que ainda não. Ontem mesmo, discutíamos sobre o uso das redes sociais para que possamos encontrar novos consumidores que queiram adquirir por meio do uso do smartphone, o que entendemos ser um consumidor segmentado. Há evidências que algumas tem investido e aumentado o faturamento por meio das redes, mas precisamos, enquanto entidade, incentivar cada vez mais o uso desses recursos.
Negócios Já! A gente tem observado uma mudança no perfil da gestão das padarias, onde a personificação do dono ou da família era muito forte. Hoje, encontramos ela (a gestão) entregue aos “times”, às equipes. Isso é uma tendência? Como está acontecendo esse processo de “emporwement” da linha de frente?
Fabrício Lara – O cenário competitivo nos impõe uma nova forma de administrar. Contudo, a maioria das padarias ainda tem essa gestão familiar, como você próprio disse, personificada pelo proprietário. Mas, em função até das consultorias que foram oferecidas pelo Senai, Sebrae e outros parceiros que apoiam a indústria do nosso segmento essa tendência realmente se observa. Contudo, uma das variáveis críticas para que essa tendência se confirme são as equipes de alta performance. Buscamos, cada vez, mais que elas se protagonizem junto ao nosso cliente, mas a formação se dá por meio da capacitação que a eles é oferecido.