Ele faz 50 anos e muita gente fez parte dessa história!

Instituição iniciou nesta sexta-feira (29), a programação de eventos em comemoração ao cinquentenário 

Para comemorar o seu cinquentenário, o Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste) realizou na noite desta sexta-feira (29), solenidade que anunciou a trajetória, missão, desafios, e o desenvolvimento junto ao Vale do Aço desde a sua fundação. Estiveram presentes autoridades municipais e estaduais, conselheiros da mantenedora União Brasileira de Educação Católica (UBEC), representantes de empresas da região, conselheiros regionais e municipais e colaboradores do Centro Universitário. A cerimônia foi realizada no Teatro João Paulo II, localizado no campus Coronel Fabriciano.

A parceria com a Aperam foi reconhecida por meio de entrega de placa comemorativa ao diretor industrial Ilder Camargo.

Segundo o reitor do Unileste, Dr. Genésio Zeferino da Silva Filho, a comemoração é um momento importante para reflexão de todo o percurso da Instituição e sobre os desafios que vêm pela frente. “O Unileste nasceu com o entusiasmo de um padre alemão, Pe. De Man, que desejava transformar e desenvolver os cidadãos por meio da educação de qualidade. 50 anos depois estamos aqui, seguindo com o mesmo propósito e com a felicidade de termos recebido, neste mesmo ano, o conceito cinco pelo Ministério da Educação, nota máxima concedida pelo órgão federal às instituições que comprovam sua qualidade em todos os aspectos. Tudo isso tem sido motivo de orgulho”, vibra o reitor.

Lançamento de campanha 

A parceria com a Usiminas foi reconhecida por meio de entrega de placa comemorativa ao diretora do Instituto Usiminas Penélope Portugal.

A cerimônia, além rememorar e celebrar a história do Centro Universitário, anunciou a Campanha Unileste. Há 50 anos fazendo o melhor com você. A ação apresentou a música-tema “Maior”, do compositor e cantor Dani Black, escolhida para ritmar e poetizar o Jubileu de Ouro da IES e lançou o Livro Unileste 50 anos. O tempo revela quem sou, escrito pelo historiador Sávio Tarso Pereira da Silva. A obra narra a história de personalidades que se destacaram na consolidação do Centro Universitário, além de apresentar o percurso da Instituição que cresceu junto com o Vale do Aço.

Outro destaque da Campanha é a ilustração do artista ipatinguense Leandro Lassmar, produzida exclusivamente para o cinquentenário do Unileste. A arte representa as áreas do saber e faz referência a pontos característicos das cidades que compõem o Vale do Aço, reforçando a forte pertinência social do Centro Universitário na região.

A IES também realizou a exibição do filme institucional, protagonizado por estudantes e egressos, que retrata a contínua evolução do Unileste ao longo das cinco décadas, exibindo as iniciativas que caracterizam a excelência acadêmica e pertinência social do melhor Centro Universitário do Vale do Aço. O vídeo será compartilhado com toda a comunidade a partir deste domingo (31), na TV Globo, durante o intervalo do programa Fantástico.

A partir do mês de abril, a instituição disponibilizará também, em suas mídias sociais e site oficial, uma websérie de episódios semanais que conta com a participação de pessoas que contribuíram e que contribuem diariamente para a trajetória de sucesso do Unileste no cenário regional.

Homenagens

Prefeito de Coronel fabriciano, Dr. Marcus Vinícus Bizarro discursa em homenagem ao Unileste.

O prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinícius da Silva Bizarro, durante discurso, fez questão de evidenciar o protagonismo da Instituição na Região Metropolitana do Vale do Aço. “Em termos de educação do município, o Unileste oferece uma sustentação muito grande, principalmente neste momento de desafios socioeconômicos. A transformação de Coronel Fabriciano só vai se consolidar de forma viável e consistente se a cidade realmente se aproximar cada vez mais do Centro Universitário”, afirma.

Presidente da CMCF Adriano Alvarenga e os vereadores Marcos da Luz e Xingozinho na entrega da homenagem do legislativo ao Unileste.

A Câmara Municipal de Coronel Fabriciano participou da solenidade comemorativa concedendo à Instituição o Diploma de Honra ao Mérito pelos seus 50 anos de atuação na RMVA. A Instituição de ensino também concedeu às empresas Aperam South America, Cenibra, UBEC e Usiminas e à Diocese Itabira/ Coronel Fabriciano uma homenagem em agradecimento pela parceria e mútua colaboração no desenvolvimento de sua missão e de serviços à comunidade e ao desenvolvimento sociocultural do Vale do Aço.

Leida Hermsdorff Horst Gomes, do Instituto Cenibra, recebe placa comemorativa dos 50 anos do Unileste das mãos do reitor Genésio Zeferino.

 

 

 

LEIA TAMBÉM

LEIA TAMBÉM