Visando reduzir ou mesmo acabar com o grande volume de lixo que assola dos cursos d´água da cidade, que vivem cheios de garrafas pets, plásticos, latas, pedaços de isopor, calçados e brinquedos; a Prefeitura de Fabriciano vem implantando uma série de ecobarreiras, cujo objetivo é remover e reciclar uma parcela destes materiais que flutuam, diariamente, nos córregos que cortam a cidade e deságuam no Rio Piracicaba.
As primeiras ecobarreiras – que são feitas a partir de materiais reciclados, como, garrafas PET ou galões, foram instaladas na última sexta-feira, 29, no Ribeirão Caladão, na Avenida Julita Pires, no Bom Jesus. Outras quatro estruturas serão implantadas ao longo deste mês no Ribeirão Caladão, na altura dos bairros Frederico Ozanan e Silvio Pereira I; no Córrego Caladinho, no Caladinho de Baixo e no Córrego São Domingos, no Recanto Verde.
“É uma estrutura simples e barata, mas bastante eficaz. Usamos galões de 20 litros reciclados, amarrados e envolvidos em uma rede. Depois, amarramos a estrutura em duas hastes, fixadas às margens do ribeirão. Fabriciano é uma das primeiras cidades de Minas a implantar esta iniciativa, que pode e deve ser copiada por outros municípios”, ensina Ivan Cesar, Gerente de Meio Ambiente.
No município, a coleta de materiais ‘barrados’ nas Ecobarreiras será feita pelas equipes de limpeza da Vina, concessionária dos serviços de limpeza, associações de catadores de materiais reciclados e por voluntários que residem ou trabalham próximos aos locais contemplados pela iniciativa.