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Produção de chocolates artesanais cresce no pais

Mais de 6 mil microempreendedores individuais faturam hoje mais de R$ 500 milhões por ano fabricando e vendendo todo os tipos de chocolate artesanal em todo o país. De olho no crescimento deste mercado, o Sebrae/Minas listou 10 dicas que pode fazer a diferença para quem quer faturar mais neste período de Páscoa. Segundo a entidade, em Minas Gerais, são quase 800 pessoas que investem neste segmento. E com da celebração da morte de Cristo, o chocolate caseiro e artesanal vem ganhando cada vez mais a preferência dos consumidores pela originalidade, preço e personalização.

Fique atento às 10 dicas do Sebrae Minas:

·Personalize. Ideias como monte seu ovo ou escolha a receita podem conquistar vários clientes.
·Inove sempre. Invista em embalagens e adereços que chamem a atenção. Quanto mais criatividade, maiores as chances de vendas.
·Use ingredientes de qualidade. A qualidade e o bom atendimento fazem com que o cliente volte no Dia dos Namorados, Dia das Mães e muitas outras datas.
·Planeje suas compras. Crie metas de compras e de vendas em comparação com o ano anterior. Se não for possível, faça estimativas.

·Invista em nichos de mercado. Faça produtos diferenciados direcionados para crianças, fitness, diet ou para quem intolerância a lactose.·Não esqueça de colocar na ponta do lápis todos os gastos que teve, incluindo energia elétrica, gás, transporte, embalagem e sua mão de obra. Assim, você consegue precificar corretamente o seu produto. E se tiver dúvidas, use a consultoria gratuita de finanças do Sebrae via telefone (0800 570 0800) ou chat (www.sebrae.com.br/minasgerais) .

·Escolha os meios de contato que vai disponibilizar para as vendas e esteja atento a eles. Não adianta divulgar o WhatsApp, por exemplo, e não responder as mensagens. Lembre-se de que quanto mais fácil o contato, maiores serão as chances de fazer negócio.
·Ofereça combos promocionais. A estratégia faz com que o consumidor volte os olhos para uma oferta que abrange vários produtos.
·Contabilize suas vendas para que no próximo ano você possa estipular metas e novos desafios.

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