A Cenibra venceu o Prêmio Impact Awards 2019, promovido anualmente pela Asug (Associação de Usuários do Sistema SAP) do Brasil, para projetos de SAP/Integrações executados entre o período de 2018 e 2019. A empresa participou com o Case “Aplicação dos conceitos da Floresta 4.0 nas atividades de colheita florestal de madeira. A premiação aconteceu durante a 22ª Conferência Anual da Asug Brasil, no último dia 9. A Cenibra já se destacou neste prêmio em três momentos, em 2012, 3º lugar com o Projeto GPF, em 2017, 2º lugar com o Projeto Automação de Medição e agora em 2019 obtendo a primeira colocação.
O estudo vencedor apresenta uma solução sistêmica construída para a colheita florestal de madeira da Cenibra, aplicando os conceitos de floresta 4.0 suportados pela IoT (internet das coisas), telemetria, cloud, bigdata, analytics e comunicação via satélite, com o objetivo de aprimorar a transmissão dos dados de produção e operação das máquinas florestais (Harvester e Forwarder), integrando de forma automática estes dados ao ERP (Sistema de Gestão Empresarial) SAP ECC da empresa.
O projeto foi executado por uma equipe compostas por funcionários das áreas de Tecnologia da Informação e Telecomunicação, Colheita Florestal, Manutenção e Desenvolvimento de Equipamentos Florestais e da empresa Timber Forest. Segundo a Cenibra, os resultados obtidos evidenciaram uma eminente possibilidade de melhoria nas operações florestais de colheita, trazida pela união de várias tecnologias, todas relacionadas nos conceitos da quarta revolução industrial. “Isto reforça que a fusão dos mundos físico, digital e biológico é o que garantirá novos patamares aos diversos setores produtivos e o exemplo apresentado é uma forte evidência desta afirmação”, disse a Cenibra, em nota à imprensa.