A Prefeitura de Ipatinga estendeu até o próximo sábado (23) o período de adequação dos usuários ao estacionamento rotativo digital. Até lá, será cobrado apenas o tempo em que o usuário permanecer na vaga, após esgotados os 15 minutos de gratuidade. A utilização do estacionamento por 30 minutos custa R$ 1. São cobrados R$ 2 por hora e R$ 4 por duas horas. Quem não tiver acesso a celular ou preferir pode comprar os créditos em lojas credenciadas.
Nos dois modelos, é emitido um comprovante de pagamento. O ticket de estacionamento pode ser adquirido de quatro formas: baixando o aplicativo da Central Park no celular; indo diretamente ao escritório da Zona Azul, na avenida Zita de Oliveira, 294, no Novo Centro; recorrendo às 38 lojas credenciadas ou aos monitores identificados que ficam espalhados pelo Centro.
Na próxima segunda-feira (25), a taxa de regularização volta a ser cobrada, porém de forma gradativa. Conforme previsto em lei, a taxa equivale a 20% do valor da UFPI (Unidade Padrão Fiscal da Prefeitura de Ipatinga), R$ 22,96. Durante os primeiros 30 dias, quem não tiver quitado o valor relativo à vaga de estacionamento após os 15 minutos de gratuidade permitidos pagará uma taxa de R$ 10; a partir do segundo mês, o valor será de R$ 14; no 3º mês, R$ 18, e somente a partir do 4º mês é que administração pública aplicará o valor de R$ 22,96, previsto no decreto.
Quem pagou a Taxa de Regularização no valor de R$ 22,96 tem o valor revertido em créditos de estacionamento, descontado o tempo de permanência na vaga. Quanto à pessoa que chegou a receber a notificação e não pagou por ela, a empresa do rotativo dará baixa na taxa mediante pagamento de R$ 2, que corresponde a uma hora de estacionamento.
Nas duas situações, para regularizar o débito é importante que o usuário procure os monitores escalados para a fiscalização nas ruas ou o escritório da Zona Azul, que fica na avenida Zita de Oliveira, 294, no Novo Centro.
Gargalo
De acordo com estudos feitos pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), cerca de 70% das vagas do Centro de Ipatinga (1.430) eram usadas por quem trabalha na região. A falta de rotatividade gerou inúmeras reclamações e pedidos por parte de motoristas e entidades que representam o comércio para que Administração Municipal tomasse uma providência o mais rápido possível.