BANNER CENIBRA QUEIMADAS 2024

Negócios Já! visita a Rede Minas/Rádio Inconfidência

Negócios Já! visita as instalações do Centro de Cultura Presidente Itamar Franco onde abriga a Rede Minas de Televisão, Rádios Inconfidência Am e Fm, Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e Sala de Concerto desde 2017.

Com certeza você já deve ter ouvido a frase “Ninguém ama aquilo que não conhece”. Eu também ouvi e, na última segunda-feira (18), estive em Belo Horizonte, mais precisamente no Barro Preto, para conhecer as instalações da Rede Minas e Rádio Inconfidência.

Fachada do Complexo Cultural Presidente Itamar Franco, sede da Rede Minas, Rádio Inconfidência e Filarmônica do Estado de Minas Gerais

Em 2015, quando se iniciava o governo Fernando Pimentel, conheci o novo presidente da Rede Minas, Israel do Vale Neto, que participava aqui, em Ipatinga, do Seminário da Associação Mineira de Rádio e Televisão – Amirt. Israel, nas oficinas, comentava com representantes de emissoras que retransmitiam o sinal da TV Pública mineira as dificuldades que encontrara (diversos setores que estavam em situação precária, parte técnica, etc.)  e, da mesma forma, os representantes da mídia do interior reclamavam da falta de apoio e da situação lastimável que tinham para sobreviver, fazendo uso de recursos questionáveis para manter as respectivas programações. Israel, em início de mandato, fez promessas de envidar esforços para apoiar as emissoras do interior (afiliadas e retransmissoras) assim como melhorar a estrutura física e técnica da TV da capital. Israel ficou pouco mais de 01 ano (foi exonerado em 26/09 para que a TV pudesse acolher uma indicação política, conforme publicado pelos principais veículos de comunicação à época) e entregou muito pouco daquilo que se esperava (dado a falta de recursos).

Programa Brasil das Gerais das manhãs da Rede Minas

No entanto, o governo do estado que atravessava uma enorme crise no período, encontrou saída para reinvestir nos equipamentos públicos de cultura e entretenimento, as Redes de TV e Rádio e a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. A construção de um moderno complexo cultural ficou a cargo da Companhia de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais – Codemig que destinou recursos para a construção do “Complexo Cultural Presidente Itamar Franco”.

Negócios Já! encontrou receptividade muito grande. Um pouco antes, é importante ressaltar uma parte da obra que podemos classificar como “estado da arte”: a fachada do Complexo. Em um prédio, Rádio e TV estão acomodados e no outro, a filarmônica e a sala de concertos unidos por uma estética ímpar, um arranjo arquitetônico fantástico!

redação e estúdio de jornalismo Rede Minas

Percebemos estruturas técnicas robustas que suportam toda a programação da TV e da rádio. Na TV, 03 controles mestres e duas ilhas de edição possibilitam que programas ao vivo aconteçam concomitantemente a gravações de outros produtos artísticos. Outro aspecto, é a estrutura de jornalismo que não deve em nada às tvs comerciais e está consoante às demais (a bancada dos telejornais tem ao fundo a redação).

Rádio Inconfidência

Estúdio Rádio Inconfidência AM

Próxima de completar 60 anos, a decana emissora estatal, mantem espaço amplo para participação de músicos e seus instrumentos, algo inimaginável nas emissoras comerciais. A tradição mineira é celebrada com programação ampla voltada à cultura, jornalismo, esportes e atrações musicais.

Em conversas com o diretor financeiro, Paulo Roberto da Rocha, afirma que a sustentabilidade é também por meio de publicidade. “A qualidade da programação da Rádio Inconfidência atrai anunciantes que ajudam a manter a essa valiosa prestação de serviços ao povo mineiro” comemora o executivo.

Estúdio Rádio Inconfidência FM

Um dos programas mais prestigiados pelo público, o “Casa Aberta” recebera, no dia, o professor José Lucena Vaz, músico que comemorava seus 75 anos, recebia homenagens e que eu, Ronaldo Soares (Negócios Já!)como seu ex-aluno, festejava um reencontro que esperou 04 décadas (fui seu aluno na Escola de Música Santa Cecília em Ipatinga nos idos de 1978). Professor Lucena, entre outros feitos,  introduziu o primeiro curso de violão em uma universidade pública, a Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, em 1976, e atuou na formação de inúmeros músicos de prestígio e de reconhecimento nacional e internacional).

Expectativas do novo governo

Ainda, a nova direção da Empresa Mineira de Comunicação – EMC, estatal que abriga a Rádio e a TV, não teve seus cargos completados pelo governo Romeu Zema (Os novos presidentes já trabalham: A Rede Minas é presidida por Kiko Ferreira e a Rádio Inconfidência por Ronan Scoralick Abdo, interinamente). As diretrizes que nortearão os rumos desses dois equipamentos ainda é uma incógnita.

Outros aspectos que, em reunião com alguns servidores, foi colocado por Negócios Já! é a situação de penúria porque passam as afiliadas e retransmissoras do sinal da Rede Minas, a consequente falta de capilaridade da tv no interior assim como a falta de uma estratégia nos últimos governos para fazer o mesmo com a Rádio Inconfidência (A organização em rede e franquias é caminho inevitável para a sobrevivência do rádio como meio de comunicação relevante para a sociedade).

Agradecimentos

Aos servidores e servidoras, diretores e apresentadores da Rede Minas e Rádio Inconfidência que recebeu Negócios Já! com acolhimento inimaginável.

Sobre a Rede Minas

Rede Minas é uma rede de televisão brasileira sediada em Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais. De cunho cultural e educativo, foi inaugurada no ano de 1984. Opera no canal 9 (17 UHF digital) e é a terceira maior emissora pública de televisão do país, retransmitindo a programação da TV Brasil e da TV Cultura, além de contar com afiliadas dentro e fora do estado de Minas Gerais.

Em 2016, foi sancionada a lei que criou a Empresa Mineira de Comunicação, projeto que integra a Rádio Inconfidência com a Rede Minas. Rádio e televisão passaram a operar, em 2017, a partir da sua nova sede, o Centro de Cultura Presidente Itamar Franco, que havia sido concluída no ano anterior. Entre suas principais atrações estão o Jornal Minas, Brasil das Gerais, Agenda e Alto Falante (vários são retransmitidos nacionalmente pela TV Brasil).

Rádio Inconfidência

A Rádio Inconfidência é uma emissora de rádio pública do estado de Minas Gerais. Transmite em AM 880 kHz FM 100.9 MHz e em Ondas Curtas de 6010 kHz e 15190 kHz através dessas duas últimas é escutada em todo o Brasil.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM