A atenção por diversas demandas da área econômica que estão sendo discutidas no Congresso Nacional tem sido fruto de constantes conversas da classe empresarial do Vale do Aço com os deputados federais eleitos na região. Para o presidente da Aciapi, Cláudio Zambaldi, o momento é de acompanhar e cobrar mais ação dos políticos da região, exigindo deles o empenho efetivo em seus papéis constitucionais de legislar e fiscalizar. Já o presidente da CDL de Ipatinga, José Carlos de Alvarenga, destacou que a classe necessita estar envolvida com o campo político. Buscamos envolver o empresariado com as discussões políticas, fazendo reuniões e conversas com os candidatos. Agora, é o momento de acompanharmos as suas ações e conhecer os resultados.”
Reformas
Mesmo não morando no Vale do Aço, o deputado federal Hercílio Coelho Diniz tem se mostrado atento as demandas do Vale do Aço. “Temos muitas urgências. São pautas delicadas para a classe política. No caso da Previdência Social, o grande desafio é fazer uma reforma na qual preserve os menos favorecidos. Quem tem uma renda maior e aposentam mais cedo terão que contribuir mais. Muitas coisas terão de ser reavaliadas. Acreditamos que a aposentadoria deve estar atrelada ao salário mínimo. Temos que preservar a justiça social, acima de tudo”, destacou.
Quanto a reforma tributária, que ainda não foi apresentada pelo governo federal, Diniz avalia que esta pauta deve ser tratada nesta gestão, visto algumas manifestações do Ministério da Economia. “Temos a certeza de que está sendo formulada uma política para a reforma tributária pelo ministro Paulo Guedes. Também entendo que precisa haver uma reforma. Porém, antes de fazer a redução de impostos é preciso fazer uma adequação destas cobranças. Por exemplo, antes de diminuir a alíquota do Imposto de Renda, é preciso corrigir os critérios de arrecadação tributária”, avaliou o parlamentar.
Concessão das rodovias
Sobre a possibilidade de concessão da BR 381 e a continuidade das obras de duplicação, o deputado federal salientou que os parlamentares do estado estão em articulação para agilizar o processo. “Estive no Ministério da Infraestrutura recentemente, e vi que alguns modelos para as concessões da BR-381 já estão em estudo. A ideia é de que com a concessão, a rodovia seja duplicada de Belo Horizonte até Governador Valadares e que as obras sejam concluídas em até sete anos. O Vale do Aço e todo o Leste de Minas necessita da conclusão desta obra para dar segurança a quem transita nesta estrada, bem como melhorar a logística no recebimento e envio de produtos”, ressaltou