Os governadores de Minas Gerais, São Paulo, Rio, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, anunciaram neste final de semana, durante reunião em BH, a criação de um consórcio entre os sete Estados que compõem as regiões Sul e Sudeste do país, responsáveis por 70% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. O objetivo do COSUD, segundo o governador Romeu Zema, anfitrião deste primeiro encontro, é integrar esforços em dez áreas comuns: segurança, saúde, educação, turismo, sistema prisional, logística/transporte, combate ao contrabando, desburocratização, desenvolvimento econômico e inovação e tecnologia.
Em pronunciamento à imprensa, Romeu Zema também reafirmou o apoio do grupo à Reforma da Previdência, em tramitação no Congresso Nacional. Segundo o governador, o grupo de chefes de Executivo compartilham da opinião de que a votação da reforma é essencial para o crescimento econômico dos Estados e para a superação da crise financeira atual.
Outros pontos tratados também durante a reunião foram o combate ao contrabando e segurança nas fronteiras interestaduais, e a Lei Anticorrupção, que irá ajudar os governantes em diversas frentes. Além disso, a desburocratização do Estado e de impostos também esteve em pauta.
Adesão
O governador de São Paulo, João Dória, que será o anfitrião do próximo encontro do COSUD, pontuou que o objetivo é reunir, já em abril, governadores e seus secretários de Estado para prosseguir com o trabalho de integração iniciado aqui em Minas.