Uma nova rodada de discussões envolvendo representantes da Fundação Renova e dos municípios de Timóteo, Coronel Fabriciano, Antônio Dias, Marliéria e Dionísio sobre o Consórcio de Municípios para o Desenvolvimento Integrado (COMDIN) foi realizada na segunda-feira (25) na Prefeitura de Timóteo.
Na pauta a estruturação do consórcio e a captação de recursos para o desenvolvimento de um programa para a destinação de resíduos sólidos, recuperação de áreas degradadas e captação e transporte de esgoto dos municípios envolvidos.
O Consórcio Municipal de Desenvolvimento Integrado é composto por Timóteo, Coronel Fabriciano, Antônio Dias, Dionísio, Marliéria, Jaguraçu e Açucena. A sua formalização é uma exigência do Comitê Interfederativo (CIF) para os municípios acessaram recursos disponibilizados pela Fundação Renova, instituída pela Samarco e suas acionistas Vale e BHP Billiton para gerir e executar medidas de recuperação dos danos resultantes da tragédia da Samarco provocada pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana.
No encontro do início desta semana estavam presentes os prefeito de Timóteo, Douglas Willkys; de Fabriciano, Marcos Vinícius; de Dionísio, Farias Menezes de Oliveira; Carlos Heinisch, da Fundação Renova; além de representantes de Jaguaraçu e Antônio Dias. O próximo passo agora é estruturar legalmente o consórcio e viabilizar os projetos na área ambiental