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TV por assinatura tem queda de assinantes em 2018

Mais de 500 mil pessoas deixaram de ter em 2018 o serviço de TV por assinatura, uma queda de 3% na base de usuários. Segundo dados da Anatel, as operadoras fecharam o ano com 17,5 milhões de contratos ativos. Em 2017, a redução do total de assinantes havia sido maior, de 3,6% (com finalização de 677 mil contratos). Esse movimento mantém o encolhimento da base, que chegou a ter 19 milhões de pessoas em 2015. Já na comparação entre dezembro de 2018 e novembro do mesmo ano, a perda foi de 21 mil acessos.

Na divisão por tecnologia, os serviços por satélite (DTH) seguem majoritários, representando 54% do mercado (9,4 milhões de acessos). Contudo, o predomínio diminuiu. Em 2015, eles tinham participação de 58% (11,1 milhões). Já a TV a cabo saiu de 40% quatro anos atrás (7,8 milhões) para 42% no ano passado (7,3 milhões). No mesmo período, ganhou espaço, ainda que timidamente, a oferta por fibra ótica, que saiu de 0,9% para 4% (702 mil).

Entre as operadoras, a Claro domina quase metade do mercado (48.9%), juntando os serviços   da NET (cabo) e da Claro TV (satélite), além de oferecer serviços de telefonia móvel, banda larga móvel e telefonia, sendo um dos maiores conglomerados de telecomunicações do país. Em segundo lugar vem a Sky (30,1%), com atuação sobretudo em TV por assinatura por satélite (DTH). A Oi fechou 2018 com 9,1% de participação e a Vivo com 8,9% .

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