Depois de Ipatinga, agora é a vez da Prefeitura de Fabriciano, fazer a sua parte nos trabalhos de revitalização no trecho de 4,8 Km da Estrada da Amizade que corta o município, ligando as cidades pelos bairros São Vicente (Coronel Fabriciano) e Bom Jardim (Ipatinga). Para realizarem o serviço, as prefeituras disponibilizaram máquinas e homens que estão trabalhando para deixar a via em boas condições de tráfego. Apesar das obras, o local não foi interditado, com caminhões e veículos de passeio circulando normalmente pela estrada.
O acesso, utilizado por muitos trabalhadores, tem cerca de 9 km e encurta bastante o caminho em relação à distância pela BR-381, que é de mais de 20 Km. Além do Bom Jardim, a Estrada da Amizade aproxima de Coronel Fabriciano outros bairros de Ipatinga como Recanto, Esperança, Vila Formosa e Limoeiro. Em Fabriciano, a via dá acesso aos bairros São Vicente, Santa Cruz e Floresta, entre outros do Melo Viana.
Ipatinga, por sua vez, usou cerca de 100 toneladas de agregado siderúrgico para viabilizar a recuperação dos pontos mais críticos nos limites da cidade. O material utilizado é doado pela Usiminas, por meio do programa ‘Caminhos do Vale’, que neste ano já beneficia 54 cidades ligadas à Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Aço (AMVA).
Construída em meados da década de 70, nos mandatos dos ex-prefeitos João Lamego Netto (Ipatinga) e Mariano Pires Pontes, o Dôca Pires (Fabriciano), a Estrada da Amizade, como é mais conhecida, leva o nome de Estrada Vereador José Anatólio Barbosa, em homenagem ao pioneiro do distrito de Barra Alegre e ex-vereador de Fabriciano, falecido em 1979, aos 80 anos.