BANNER_RAQUEL-DE-CARVALHO_DR-RUBIO_728X90PXLS_FIN
BANNER_RAQUEL-DE-CARVALHO_MARCIA_728X90PXLS_FIN
BANNER_RAQUEL-DE-CARVALHO_SUELLEN_728X90PXLS_FIN
BANNER_RAQUEL-DE-CARVALHO_ANDRE_728X90PXLS_FIN

Parque Estadual Serra Verde abre programação gratuita com seis trilhas temáticas

A correria do dia a dia da cidade não é desculpa para a falta de contato com a natureza e a prática de atividades ao ar livre. Em Belo Horizonte, por exemplo, o Parque Estadual Serra Verde, no Vetor Norte, tem diversas atrações para colocar o visitante bem pertinho da natureza. A unidade de conservação de 142 hectares de área preservada conta com uma rica programação gratuita e aberta ao público.

A lista inclui seis trilhas temáticas que apresentam os recursos naturais existentes na unidade de conservação, gerenciada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). O parque fica próximo à cidade administrativa, que é a sede do Governo de Minas, no Bairro Serra Verde.

As trilhas são organizadas para um grupo de aproximadamente 30 pessoas. São elas: a Trilha dos Bichos; a Trilha Caça às Galhas; a Trilha da Água; a Trilha dos Rastros, a Trilha dos Solos e a Trilha Noturna. As cinco primeiras são realizadas sempre no primeiro sábado de cada mês, durante o dia. Já a noturna ocorre durante a semana, em dias úteis. A atividade é gratuita e tem duração de aproximadamente três horas. Os passeios são ofertados ao público em geral.

Apesar das espécies presentes no parque sofrerem com a pressão antrópica, em razão do parque estar inserido em área urbana, ainda é possível encontrar uma rica diversidade da fauna e da flora. São aproximadamente 140 espécies de aves, 20 de mamíferos de médio porte e insetos, como borboletas, abelhas e outros. Além da flora que é composta de grande diversidade de cerrado e Mata Atlântica, devido à área do parque ser de transição entre os dois biomas.

Entre os mamíferos, podem ser encontrados capivara, cachorro do mato, porco espinho, gambá, guaximim, mão pelada. Com relação às aves é possível observar a presença de tucano, sabiá, pica-pau, urutau, coruja orelhuda, águia chilena, fura barreira, águia cinzenta, mocho diabo e uma espécie de pássaro, registrado pela primeira vez na cidade, o Garrinchão de barriga vermelha.

O cenário de preservação é composto ainda de rica flora com a presença de Ipês, jacarandás, coqueiros, macaúbas, Ingás, jatobás, cedros, jacarandás do mato, copaíbas, juntamente com cerca de 30 nascentes mapeadas. Das nascentes catalogadas, três têm acesso à visitação.

Para realizar as trilhas é obrigatória a comprovação de vacinação contra a febre amarela (trazer cópia do cartão). Também é recomendável que o participante traga água, use calçado fechado, calça comprida, boné/chapéu, filtro solar e repelente contra insetos.

As inscrições devem ser realizadas na semana anterior em que ocorre a caminhada, por meio do e-mail peserraverde@meioambiente.mg.gov.br ou pelo telefone (31) 3455-5266, indicando o nome do participante, telefone, e-mail e a cidade de residência.

Confira o calendário de visitações gratuitas abertas ao público:

19/1 (8h30 às 11h30) – Trilha dos Bichos

9/2 (8h30 às 11h30) – Trilha “Caça às Galhas”

9/3 (8h30 às 11h30) – Trilha da Água

6/4 (8h30 às 11h30) – Trilha dos Rastros

4/5 (8h30 às 11h30) – Trilha do Solo

6/6 (8h30 às 11h30) – Trilha Noturna

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM