O site da emissora de TV a cabo americana do grupo Turner, CNN, que se dedica ao jornalismo 24 horas por dia já destaca, em seu site, a tragédia de Brumadinho. Segundo a emissora, “os bombeiros brasileiros acreditam que pelo menos 200 pessoas desapareceram na sexta-feira depois que uma barragem explodiu em uma mina brasileira e causou graves inundações no sudeste de Minas Gerais.”
Confirmando as suspeitas, o texto ainda afirma que “imagens aéreas chocantes da Record TV, afiliada da CNN” (a ligação com a CNN, que dever chegar ao Brasil na sua versão em português, ao fim de 2019, ainda não havia se confirmado), mostram a cidade de Brumadinho coberta de lama. As casas parecem ter sido destruídas, e helicópteros de resgate liderados por bombeiros mostram pessoas cobertas de lama transportadas de avião para fora da área.
Reconhecimento da mineradora
A Vale do Rio Doce confirmou, a cerca de duas horas, o rompimento da barragem da mineradora em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A Vale informou que o rompimento ocorreu no início da tarde desta sexta-feira, 25, na Mina Feijão.
As primeiras informações indicam que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. “A prioridade total da Vale, neste momento, é preservar e proteger a vida de empregados e de integrantes da comunidade”, disse.