Representantes da Vallourec, empresa produtora de aço e mineradora, apresentaram, ontem (23) ao governador Romeu Zema, na Cidade Administrativa, projeto de expansão da Vallourec Mineração, unidade do grupo localizada no município de Brumadinho. O investimento previsto é de R$220 milhões, com geração de 400 empregos temporários nos próximos dois anos e 335 empregos permanentes.”Minas é a principal região produtiva do grupo e meu governo vai trabalhar duro para trazer investimentos, gerar empregos e renda aos mineiros e mineiras” comemora o governador.
Sobre a Mina de pau Branco
Criada em 1955, a Vallourec Mineração realiza atividades produtivas desde o começo da década de 1980 na Mina Pau Branco, e tem capacidade de processamento anual de seis milhões de toneladas de minério de ferro bruto.
Desde o início da década de 1980, concentra suas operações exclusivamente na Mina Pau Branco, localizada na Serra da Moeda, município de Brumadinho. A Empresa mantém seu compromisso de suprir as necessidades de abastecimento de minério de ferro das unidades Barreiro e Jeceaba da Vallourec Soluções Tubulares do Brasil (VSB), além de comercializar o excedente no mercado interno.
O minério de ferro extraído na Mina está entre os mais ricos do mundo, devido à localização privilegiada de sua zona de extração no Quadrilátero Ferrífero. A Empresa extrai e beneficia três tipos de minério de ferro: Hematita, Goethita e Itabirito.
Atualmente, cerca de 50% do total de produção da Empresa são destinados às duas plantas da VSB. Os 50% restantes são comercializados no mercado interno.