Já está em pleno funcionamento o “mining hub” (Hub da Mineração), inaugurado no último dia 17 e que reunirá num só espaço, os principais players (concorrentes) da cadeia internacional de mineração. Funcionando em um escritório no sistema “WeWork” (compartilhado), na rua Sergipe, 1440, na badalada Savassi, o espaço foi construído através de uma iniciativa de empresas como Gerdau, Samarco, Vale, Anglo American, Usiminas, CBMM, CSN, dentre outas gigantes do setor, fornecedores, empreendedores, startups e pesquisadores. O local, inclusive, passa a abrigar o escritório do IBRAM (Instituto Brasileiro de Mineração) em Belo Horizonte, de modo que os dirigentes, gestores e técnicos do Instituto possam participar ativamente do projeto. Juntos, eles pretendem promover diálogos e análises que contribuam para o fortalecimento do setor.
Segundo Walter Alvarenga, presidente do IBRAM, mesmo que sejam concorrentes em vários mercados, as mineradoras irão atuar em conjunto. “Elas e os demais participantes do projeto desenvolverão as soluções em conjunto e as compartilharão para que todas sejam beneficiadas. O Hub representa mais do que um espaço de inovação. É um novo marco nas relações comerciais e institucionais da mineração brasileira e, também, um diferencial competitivo setorial perante os competidores internacionais”.
Ele frisou ainda que a expectativa é que os projetos desenvolvidos no Hub irão evoluir para se transformarem em novos negócios ao longo da cadeia produtiva da indústria mineral. “Pequenas, médias e grandes empresas serão envolvidas e isso irá movimentar a economia dos estados e do País, enquanto que espera-se que as inovações proporcionadas pelo Hub da Mineração gerem mais ganhos para as empresas associadas”, disse.