O Governo de Minas vai selecionar 19 municípios para prestar um apoio direto e incisivo no trabalho da coleta seletiva de lixo. O prazo para inscrição dos interessados vence no dia 15 de fevereiro e a seleção é direcionada aos integrantes de consórcios públicos intermunicipais. As inscrições devem ser feitas pelo site da Feam ou do Instituto de Gestão de Políticas Sociais (Gesois), que atuam em parceria nesta ação.
Serão habilitados para a seleção apenas os municípios que encaminharem toda a documentação solicitada no edital devidamente preenchida e assinada. A comissão avaliadora irá analisar os documentos e informações para validação da inscrição. Inscrições incompletas ou realizadas fora do prazo não serão aceitas.
Caso o número de municípios selecionados seja superior a 19, serão avaliados alguns critérios de desempate para a classificação. Os resíduos orgânicos, hoje, representam 50% do resíduo sólido urbano. Já os recicláveis, cerca de 30%. O ideal, segundo ambientalistas, seria conseguir separar e encaminhar adequadamente esses resíduos para que somente 20% do total fosse destinado para os aterros sanitários.
Todas as informações, em detalhes, podem ser conferidas no edital, clicando aqui: