Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da RMVA – PDDI é entregue ao estado
Em cerimônia realizada na última sexta-feira (30), no auditório Dom Lélis Lara no Centro Universitário de Minas Gerais – Unileste, Campus Ipatinga, foi entregue à Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço – ARMVA, o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado – PDDI, elaborado pelo Unileste. Foram, desde 2013, envolvidas mais de 500 pessoas e investidos, aproximadamente, 2 milhões de reais em mais de 3 mil páginas do documento.
Documento elaborado pelo Unileste envolveu mais de 500 pessoas durante 5 anos.
A cerimônia, cuja a emoção predominou do início ao fim, foi prestigiada pelos deputados estaduais Celinho do Sintrocel, Rosângela Reis, Virgílio Guimarães (deputado estadual eleito representando o deputado federal Gabriel Guimarães)e Wanderson Stenner (assessor regional da deputada federal eleita, Alê Silva). A mesa foi composta, também, pela prefeita de Santana do Paraíso, Luzia de Melo, pelo prefeito de Timóteo, Douglas Wilkys, além dos diretores da agência, Humberto Silva e Luciano Machado.
Pontos altos foram os discursos do ex-deputado estadual Ivo José autor da lei que criou a região metropolitana do Vale do Aço há 20 anos e a entrega de placa de reconhecimento de mérito ao ex-diretor da ARMVA, Carlos Magno, apontado pelos seus pares como fundamental para o êxito do PDDI.
O PDDI, deverá, no ano que vem, ser levado a Assembleia Legislativa de Minas Gerais para se transformar em lêi e norteará as ações de desenvolvimento até 2030.
Comentário
Estive presente na cerimônia e conversei com várias autoridades e, principalmente, com o diretor da Agência Metropolitana do Região do Vale do Aço – ARMVA, Humberto Silva. O desafio de transformar em lei e mais do que isso, ganhar a resignação dos prefeitos são maiores dos que foram encontrados ao longo dos 5 anos de elaboração. Mesmo com o alinhamento dos planetas (como foi chamada o mandato 2012-2016 em que o Vale do Aço tinha os prefeitos do mesmo partido, o PT) não foi possível articulações em torno de demandas comuns para o desenvolvimento ordenado da RMVA. Tínhamos em Ipatinga, Cecília Ferramenta, em Coronel Fabriciano, Rosângela Mendes, em Timóteo, Keysson Drummond e em Santana do Paraíso, Zizinho.
Pude observar, à época, que vaidades e egocentrismo estavam presentes mesmo que, disfarçadamente tentavam negar, mas já era o prenúncio que o PDDI vai enfrentar. Resta agora saber se o novo governador, Romeu Zema, manterá até a própria Agência Metropolitana, dado os acenos de austeridade que fez durante a campanha.