A quarta edição do Ipatinga Gourmet foi muito positiva e teve ótima aceitação por parte do público alvo. A avaliação é da produtora Leila Cunha, que organizou o Festival de juntamente com o Sebrae Minas entre os dias 4 e 11 de novembro, reunindo um público estimado em quatro mil pessoas, distribuídas entre uma extensa programação desenvolvida em vários pontos da cidade.
O evento envolveu, diretamente, 80 profissionais das mais diversas áreas, animando a economia local. Foram reunidos sete bandas de música e oito chefes, que elaboraram 21 pratos a partir de receitas criadas por eles. Na categoria fomento, ocorreu a exposição do Ipatinga Rural – Roteiro Turístico, Artesania, Matizes e Eco Planet, distribuídos em quatro tendas. O festival contou ainda com produtores culturais, fotógrafo, um ator, além de outros colaboradores.
No relatório divulgado esta semana, constam, dentre outros números, a quantidade de quiabos e batatas consumidas durante o Ipatinga Gourmet. Esses produtos foram os ingredientes básicos de todas as receitas desenvolvidas ao longo do evento. Na ampla divulgação realizada, o objetivo foi associar o Vale do Aço como importante destino turístico por sua gastronomia. O festival contou com uma estrutura de 15 tendas cobertas, pensadas para o conforto do público. O Ipatinga Gourmet atraiu pessoas de todas as idades, inclusive crianças, que puderam contar com uma área kids.
O Ipatinga Gourmet contou com o apoio de: Prefeitura Municipal de Ipatinga, Comtur (Conselho Municipal de Turismo), Cenibra, Hipermercado Consul, Fork Rock Bar, Phrase, Inter TV dos Vales, Brüder, Mill estruturas para eventos, Porto Seguro, Giganet, Phrase, Vital e Aloísio Gás.