HEADER HOME – TERNIUM STJ

Empresários otimistas com o Natal

Foto Emmanuel Franco

O Sindcomércio do Vale do Aço foi às ruas, em novembro, para pesquisar 238 empresas. A sondagem “Expectativas do Comércio Varejista para o Natal 2018” apontou que 65,1% dos lojistas visitados pela entidade preveem que as vendas no último mês de 2018 vão superar as do mesmo período do ano passado. “O Natal é a melhor data para o comércio varejista! Um período de confraternizações, com grande apelo emocional, mundialmente comemorado com troca de presentes”, lembra o presidente da entidade, José Maria Facundes.

Com relação ao perfil das lojas pesquisadas pelo Sindcomércio, foi levantado que 28,5% delas estão há mais de 10 anos no mercado. Já 87,6% possuem até nove pessoas em seu quadro de funcionários, o que as caracterizam como microempresas. Questionados se a injeção do 13º salário afeta o ritmo das vendas, 80,8% dos comerciantes que responderam às perguntas afirmaram que sim, embora acreditem que a maior parte das pessoas (58,9%) usará o dinheiro extra para pagar dívidas.

Ainda sobre como serão as vendas no Natal 2018 quando comparadas ao mesmo período do ano passado, enquanto 65,1% dos empresários acreditam que serão melhores, 25,9% disseram que serão iguais. Apenas 9,1% disseram que serão piores. O endividamento do consumidor, disseram os empresários, é um dos principais fatores que, porventura, inibiria o consumo. “Na verdade, só há razões para estarmos, de fato, muito otimistas. O Natal movimenta todos os segmentos do comércio, temos a renda a mais pela injeção do 13º salário e são abertas muitas vagas de emprego no comércio e prestação de serviços. Com a cadeia

Contratações temporárias

A pesquisa realizada pelo Sindcomércio destinou uma seção exclusiva para questões relacionadas a contratações temporárias. Dos empresários visitados, 68,8% confirmaram que irão admitir funcionários para ajudar no atendimento deste fim de ano. Os 31,2% que optaram por não ter mão de obra a mais em suas lojas revelaram a preferência por qualificar os empregados efetivos.

 

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM