Se depender da diretoria da ACE e da CDL de Timóteo, a Prefeitura de Timóteo (PMT), terá todo o apoio necessário em suas ações de combate ao chamado comércio informal. De acordo com nota divulgada esta semana, as entidades “são sensíveis à situação dos ambulantes, mas prezam pelo cumprimento da lei e bem-estar de toda a sociedade”. Ela ainda destaca que o problema foi um dos temas discutidos no encontro de candidatos a prefeito da eleição suplementar, em junho deste ano e finalmente, no último final de semana, começaram as notificações dos ambulantes e apreensão de mercadorias irregulares.
Segundo a diretoria da ACE, a comercialização de mercadorias de origem desconhecida, sem identificação de procedência e sem autorização do poder público podem acarretar vários tipos de problemas aos moradores, aos comerciantes formais e ao próprio município.
A ACE encerra sua manifestação destacando que o comércio ambulante atrapalha a livre circulação das pessoas, principalmente, idosos e com necessidades especiais pelas calçadas, praças e vias públicas, acarretando prejuízos à saúde dos consumidores, por causa da origem duvidosa dos produtos; prejudicando a economia local e consequentemente o bolso do consumidor.