O prefeito de Dom Cavati, José Santana Junior (Juninho da Saúde), recebeu na tarde da última sexta-feira (15) em seu gabinete, os diretores do CTMAM, Hélio Anício (presidente) e Marcelo Luciano (tesoureiro). Ao lado do secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Wilson Benjamim da Paixão, ele ouviu atentamente a proposta de filiação do município, que conta com diversos atrativos naturais e culturais.
Os diretores ressaltaram que o CTMAM conta com uma estrutura de apoio aos associados na captação de recursos financeiros e de aprovação de projetos de interesse dos filiados. Satisfeito com a proposta apresentada, Juninho destacou que o seu governo já pretendia alavancar o setor, colocando a cidade no mapa do turismo regional e estadual. “A reunião foi produtiva para que pudéssemos conhecer melhor o CTMAM e o que vimos e ouvimos nos deixou animados com a possibilidade de filiação, que imagino vai trazer frutos para nossa cidade no futuro”, comentou.
Agradecidos pela acolhida do prefeito e seu secretário, Anício e Marcelo exaltaram o trabalho realizado por Dom Cavati no fomento do turismo. “O CTMAM tem por objetivo estar bem junto de seus membros, buscando de maneira coletiva e também individual a melhor estratégia de desenvolvimento da atividade turística. Nós viemos mostrar o quanto nos preocupamos em oferecer a melhor assistência aos municípios do Vale do Aço no setor que representamos, trazendo nossa experiência e contribuindo para o crescimento econômico e social através do turismo”, comentaram os diretores.
Atrativos
Com a sede localizada às margens da BR 116, entre Caratinga e Governador Valadares e a 60 Km de Ipatinga, Dom Cavati, que integra o Colar Metropolitano do Vale do Aço. conta com pouco mais de 5 mil habitantes e se destaca pela extensa cobertura de Mata Atlântica em boa parte dos 60 Km2 da área do município. A cidade, pequena e acolhedora, conta com intensa vida cultural, através do artesanato, dos grupos musicais, das manifestações tradicionais populares e das festividades do aniversário da cidade, bem como as festas juninas, uma versão própria da Feirarte – que acontece mensalmente, nas noites de sábado – a festa da linguiça, as comemorações religiosas da Semana Santa, de Corpus Christi e de Nossa Senhora Aparecida, padroeira da cidade.