A febre das cervejas artesanais está se mostrando não ser apenas algo passageiro mas sim uma grande mudança dos hábitos cervejeiros do brasileiro, ao menos é o que indica estudo realizado pela Mintel. Não que agora o brasileiro só procure as artesanais, mas foi indicado na pesquisa que o consumidor de cerveja no país hoje dá mais prioridade a qualidade do que a quantidade.
Os resultados corroboram os resultados da grande cervejaria brasileira, a Ambev, cujo últimos balanços mostraram quedas após longo período de bonança. A pesquisa ainda trouxe outra má notícia para a empresa de Jorge Paulo Lemann. 40% dos consumidores afirmam que a qualidade da cerveja de pequenos produtores cai quando são compradas por grandes cervejarias, indicando que o caminho das aquisições pode não surtir o efeito esperado.
A mudança passa também pelos sabores. Segundo a pesquisa, 53% dos jovens entre 18 e 24 anos se mostram motivados a experimentar novos tipos de cervejas, especialmente as com novos sabores. Questionados sobre quais fatores definem uma cerveja artesanal, quase metade deles (45%) respondeu “ingredientes de alta qualidade; enquanto 43% mencionaram “sabores únicos e inovadores” e 34%, “ingredientes e métodos de fermentação natural”