Estaleiro de Angra dos Reis foi escolhido pela Ocyan e Magma Global para ser o fabricante do novo projeto de risers híbridos para o Pré sal
Foi assinado nesta terça-feira (04/12), entre a Ocyan e a Magma Global, um acordo que integra o estaleiro Brasfels, de Angra dos Reis, ao projeto de desenvolvimento de uma torre de risers de tubos feitos de material compósito de fibra de carbono. O compRiser como, vem sendo chamado, é um sistema de risers híbridos específicos para o Pré sal, pelas sua características próprias de atuação em águas profundas e ultra profundas.
O Duto de Composição Termoplástica (TCP – sigla em Inglês) que será utilizado é fabricado pela Magma é muito mais leve, promete alta resistência á corrosão e suportará altas temperaturas e pressão. Segundo os desenvolvedores o compRiser utilizará menos de 20% da carga aplicada em outros risers atualmente em uso nas plataformas, isso significa menos 9.000 toneladas-força por FPSO.
Outra grande vantagem em relação aos risers comuns é o seu método de fabricação compacto e modular, pois é entregue em bobinas e não possui soldas, resultará em alto índice de conteúdo local e sua montagem poderá ser feita em menos de 30 dias no estaleiro e menos de 20 dias para a instalação offshore, além de não precisar de embarcações especiais.
Fonte: O petróleo
O porque do Brasfels
Marcelo nunes, diretor da Ocyan, citou vários motivos pela escolha de parceria ter recaído pelo Brasfels, dentre eles, a localização, a capacidade fabril e o histórico de sucesso do estaleiro contaram a favor na hora da análise de risco do projeto. Segundo o presidente do estaleiro, Marlin Khiew, a entrada em um mercado novo só fortalecerá o Brasfels como provedor de soluções integradas para unidades de produção em águas profundas.
Tony Duncan, vice-presidente executivo da Magma Global, também se mostrou otimista em relação a fabricação no estaleiro em um futuro bem próximo, pois considera a solução eficaz para águas profundas, como as do Pré sal, devido ao design inteligente do sistema que iniciará uma era mais qualificada no que se refere a risers dinâmicos.