HOME HEADER CENIBRA 50 ANOS

Samu já chega a 64% dos municípios de Minas

Se as coisas não andam bem em Minas, que vive uma das piores crises financeiras de sua história, pelo menos em relação ao Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) as notícias são positivas. De acordo com o Governo de Minas, o serviço chega hoje a 549 municípios, o que equivale a 64,3% das cidades mineiras, beneficiando quase 10 milhões de pessoas (47% da população).

Um dos grandes ganhos para auxiliar no atendimento do Samu Regional em Minas foi a implantação do Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV). O serviço, que é operacionalizado pelo Corpo de Bombeiros, realiza atendimentos pré-hospitalares em urgências graves, captação de órgãos e resgates de difícil acesso, reduzindo o tempo de resposta no socorro às vítimas e o encaminhamento de pacientes em estado grave para hospitais de referência de suas regiões.

Desde 2015, quando foi implantado, junto com os outros dois helicópteros dos Bombeiros, já mais de 3,8 mil atendimentos foram realizados em todo estado. Em 2016, além de Belo Horizonte, começou a funcionar a base aérea de Varginha, respeitando a política de regionalização da saúde. A aeronave, desde que entrou em operação, realiza atendimentos na região.

Para reforçar o atendimento aeromédico, em 2018, o Governo de Minas colocou em operação duas novas aeronaves com bases em Montes Claros e em Uberaba. Com essas novas aeronaves, o SAAV passa a contar com cinco helicópteros e um avião, distribuídos em quatro bases aéreas e a cobertura do serviço aeromédico será de 69,9% da população do estado.

O Samu Regional 192 está implantado nas regiões ampliadas de saúde Norte, Nordeste/Jequitinhonha, Centro Sul, Sudeste, Sul, Oeste e Norte do Triângulo (inaugurado em 2018). Além dos Samus regionais, o estado conta com 12 Samus municipais, distribuídos em Belo Horizonte, Betim, Contagem, Governador Valadares, Ipatinga, Itabira, Mariana, Ouro Preto, Poços de Caldas, Sete Lagoas, Uberaba e Patos de Minas.

Atualmente existem sete Samus Regionais atendendo cerca de 9,8 milhões de mineiros. Foto: Marcus Ferreira

 

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM