HOME HEADER USIMINAS
HEADER – DESTAQUES VALE DO AÇO – BNDF

Observatório do Turismo  fomenta pesquisas sobre o setor em MG

A rede do Observatório do Turismo de Minas Gerais já conta com um documento norteador do trabalho de monitoramento em rede da atividade turística no estado, o incentivo à inovação, à inteligência de mercado e o fomento à pesquisa acadêmica em turismo. O decreto nº 47.526, publicado pelo governo em 7/11, formaliza as diretrizes para o funcionamento da rede e possibilita a ampliação da visibilidade ao seu trabalho, tendo em vista a relevância da atividade turística e a necessidade de se produzir e  divulgar dados que possam otimizar as ações empreendidas tanto pelo poder público quanto pela iniciativa privada com o objetivo de desenvolver o turismo no estado.

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-MG) é a coordenadora da rede, que é constituída por órgãos públicos, privados e instituições da sociedade civil. Todos colaboram com o desenvolvimento da atividade turística, a partir da realização periódica de estudos e pesquisas relacionados ao segmento no estado.

A licença do site Observatório do Turismo está sendo contratada uma para hospedagem, mas os documentos podem ser acessados no link seturmg.wixsite.com/observatorioturismo.

O conteúdo produzido pela instância de pesquisa, como indicador do fluxo e receita turísticos, dados da movimentação nos aeroportos mineiros, dados da economia formal do turismo e a série histórica da pesquisa sobre os visitantes de Minas Gerais é a principal fonte de informações turísticas em Minas Gerais.

Até aquele momento, os esforços de promoção eram muito voltados para temáticas como história e cultura. A partir de então, percebeu-se que a grande imagem de Minas Gerais está ligada à gastronomia, o que desencadeou a criação e o fortalecimento de uma política estadual de gastronomia.

Atualmente, os dados produzidos pelo Observatório são utilizados não só por empresários e entidades do setor, mas por alunos dos cursos de turismo e pelos próprios servidores da Setur como fonte de referência.

 

 

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM

Home – IBI – Custom AD2