Cerca de 220 municípios mineiros já fazem parte da Rede Nacional de Simplificação (Rede Simples), o que corresponde a 80% das empresas abertas no estado. Como resultado, hoje, em Minas, uma empresa é aberta com um prazo médio de um dia e oito horas – tempo medido entre janeiro e outubro de 2018. A maior agilidade no processo só é possível porque o registro de uma empresa pode ser feito pela web, com o compartilhamento de informações e documentos entre os órgãos da Redesim.
A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios é um sistema integrado que permite a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas em todas as Juntas Comerciais do Brasil, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia ao mínimo necessário. Pelo sistema, o empreendedor passa a ter acesso aos serviços das Juntas Comerciais pela internet, 24 horas e todos os dias da semana. A Rede Simples digital é o resultado da evolução e consolidação dos projetos anteriores desenvolvidos pela Jucemg (Junta Comercial de Minas Gerais), o Integrar e Junta Digital.
Adesão
A porta de entrada das cidades para integração à Rede Simples digital é a Sala Mineira do Empreendedor, espaço único de contato entre o poder público e entidades pró-parceiras para abertura e fomento de empresas com serviços e orientações.
Idealizado pela Jucemg, em parceria com Sebrae-MG e prefeituras, a Sala está presente em 125 municípios, com adesão de mais de 300 administrações municipais. Na Região Metropolitana do Vale, as prefeituras deram apoio à iniciativa, instalando uma representação da Sala do Empreendedor em locais de fácil acessso aos interessados.