BANNER CENIBRA QUEIMADAS 2024

Compras movimentam véspera de Natal em Ipatinga

A pouco mais de 15 dias do Natal, o comércio de Ipatinga começa a sentir os efeitos da procura dos consumidores pelas compras de última hora.  Segundo pesquisa realizada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL-MG), a perspectiva é que 58,3% da população mineira vão às compras até o dia 24.

A pesquisa mostrou ainda que em 2018, todas as datas comemorativas tiveram crescimento nas vendas em relação a 2017. Contudo, a Pesquisa de Intenção de Consumo da FCDL/MG para dezembro evidenciou, pela primeira vez no ano, que o mineiro está mais propício ao consumo do que ao investimento.

A mudança de cenário acontece pelo forte apelo da data, considerada a melhor para o varejo, além da injeção de R$ 18 bilhões na economia mineira com o pagamento do 13º salário. O valor é cerca de 9% do total injetado na economia brasileira e 5,5% maior do que a apurada no ano anterior.

A pesquisa aponta que 10,9% dos consumidores pretendem comprar roupas. Em sequência, os gastos devem ser com supermercado (8,7%), farmácia/medicamentos (6,6%) e perfumes/cosméticos (6,0%). A maioria dos consumidores indicaram que irão comprar à vista no dinheiro (34,1%), a segunda opção de pagamento mais popular é o pagamento à vista no cartão de débito (29,5%).

Para o presidente da Aciapi, Cláudio Zambaldi, os números são promissores. “A expectativa de quase 60% da população entrevistada afirmarem que irá realizar as compras de Natal nos deixa mais animados. Esperamos que este índice também possa se refletir em Ipatinga e em toda a região”, salienta.

O presidente da CDL, José Carlos de Alvarenga, destaca que os estabelecimentos comerciais estão preparados para atender os clientes. “Os lojistas de nossa cidade estão prontos para receber as demandas diversas dos consumidores. Muitos já reforçaram o estoque, investiram em capacitação da equipe entre outros ajustes para atender da melhor forma os seus clientes”, avalia.

 

 

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM