BANNER CENIBRA QUEIMADAS 2024

Programa da Cenibra já identificou quase 500 espécies

Lançando há duas décadas, graças a um convênio da Cenibra com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), o Programa de Monitoramento da Flora já identificou ao longo desse tempo 449 espécies de árvores em florestas mantidas e preservadas pela fabricante de celulose baseada em Belo Oriente. O trabalho tem gerado resultados importantes na busca pela preservação de um dos biomas mais diversificados e ameaçados do planeta, a Mata Atlântica.

Os estudos que nortearam o monitoramento da flora em áreas da empresa tiveram início em 1997, quando foi realizada uma caracterização geral das propriedades da empresa. Os resultados serviram de subsídios para a escolha das áreas a serem monitoradas em longo prazo. Realizado a cada cinco anos, o monitoramento contínuo da flora encontra-se em sua quarta etapa, com campanhas de campo já realizadas em 2002, 2007, 2012 e 2017.

Com o acompanhamento contínuo, é possível conhecer a dinâmica da flora nativa remanescente e suas vulnerabilidades, o que ajuda na identificação de áreas de relevante interesse ecológico e a análise e definição de meios de proteção e restauração das áreas destinadas à conservação. Entre as espécies identificadas muitas delas se encontram com algum nível de ameaça de extinção, como a bicuíba, o palmito-juçara, a braúna, o jacarandá-da-bahia e o jequitibá.

Sustentabilidade

Trilha Macedônia, localizada em Ipaba

Atualmente, a Cenibra possui uma área total de aproximadamente 254 mil hectares, distribuída em 54 municípios na bacia do Rio Doce. Desse total, mais de 103 mil hectares (40%) correspondem às áreas destinadas exclusivamente à conservação da biodiversidade. Dentre as diversas áreas de vegetação nativa preservadas pela empresa, destaca-se o Vale das Borboletas, em Catas Altas e a Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN Fazenda Macedônia (Ipaba). Com 560 hectares, a Fazenda Macedônia é um dos principais remanescentes de Mata Atlântica do estado. “As florestas nativas e seus serviços ecossistêmicos têm um alto valor e importância para a Cenibra, que investe na proteção do meio ambiente e no aperfeiçoamento contínuo do manejo florestal, com foco na sustentabilidade” avalia o presidente Naohiro Doi.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM