Passados os primeiros momentos após a desocupação das barracas, a PMI trabalha na recuperação do Parque Ipanema, cujos trabalhos devem estar concluídos em cerca de 40 dias. Ainda na quarta-feira (14), homens, máquinas e caminhões da Prefeitura de Ipatinga trabalharam na remoção dos pisos que foram instalados pelos antigos proprietários das barracas instaladas no local. Também foram retirados todos os materiais remanescentes da demolição. Além da recuperação das pistas de pedestres e para ciclistas, também será feito no local todo o trabalho de paisagismo, como podas de grama e árvores e troca de espécies para o favorecimento da visibilidade dos usuários
Ao lado de técnicos da PMI e de empresas que prestam serviços na área ambiental, o prefeito Nardyello Rocha esteve no local, conferindo os estragos feitos em parte da pista de pedestre do Parque, que havia sido interrompida com a instalação inadequada das dezenas de barracas. O prefeito garantiu que todo trabalho de paisagismo e revitalização, mantendo o compromisso de preservar a originalidade do projeto urbanístico desenvolvido pelo paisagista Roberto Burle Marx.
Novos quiosques
O prefeito ressaltou que já está sendo providenciada, por meio de processo licitatório, a implantação de quiosques próprios e adequados para o melhor atendimento ao público, com observação de fatores técnico-legais, paisagísticos e sanitários. A licitação, na modalidade Concorrência Pública, já tem inclusive número de registro: 00017/2018. Momentaneamente, a população poderá usufruir de equipamentos volantes equipados com serviços de alimentação, como os food trucks.