BDMG abre chamamento público para prefeituras

Governos municipais interessados em obter recursos e financiamentos para obras de infraestrutura devem ficar atentos ao chamamento público lançado pelo BDMG (Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais)para obras o setor. O prazo para inscrição vai até 7 de dezembro.  Poderão ser inscritas iniciativas de Parceria Público-Privada (PPP) ou concessão comum de municípios de todos os portes. As áreas prioritárias são iluminação pública e manejo de resíduos sólidos.

Todo o processo é conduzido de acordo com a legislação e o banco orienta o poder público quanto a outros instrumentos jurídicos necessários para viabilizar o projeto (leis ou decretos municipais, convênios, etc.) e somente terminará seu apoio quando houver a celebração do contrato. Neste edital, até o momento, o Banco tem 14 autorizações de estudo que abrangem 78 municípios.

Veja como funciona

De acordo com as regras publicadas no site do BDMG, o município ou o consórcio de municípios formalizará a solicitação de assessoramento ao Banco.

Na primeira fase, dois processos paralelos serão conduzidos pelo Banco: um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), que permite a interação com o mercado investidor, e internamente, a elaboração de modelos financeiros e análises jurídicas. Ao final da primeira fase, o BDMG integrará os dois estudos na forma de uma minuta de edital de licitação de concessão.

Na segunda etapa, será iniciado o processo de licitação com a publicação da minuta do edital em consulta pública, para avaliação e críticas de toda a sociedade. Em seguida, vem a instauração da concorrência pública referente à concessão, que será concluída com a assinatura do contrato entre a prefeitura e o ente privado.

 

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM