A aposta dos empresários supermercadistas mineiros é que as vendas ocasionadas pelo Natal sejam 2,5% superiores ao mesmo período do ano passado. Sondagem feita com 120 empresários em todo o estado, mostra que há confiança em melhor desempenho, mas com cautela devido ao cenário político-econômico ainda incerto e o alto nível de desemprego. O crescimento das vendas em dezembro sobre novembro, de acordo com a sondagem, deverá se manter na média histórica na casa dos 25%.
Outro fator que deverá contribuir com as vendas neste ano, é que o dia 25 de dezembro será na terça-feira, prolongando assim o final de semana para a maior parte das famílias.
Os produtos tradicionais da época estão mantidos entre as maiores apostas de vendas como vinhos, frutas secas, panetones e carnes diversas. No entanto, os empresários acreditam que, como tem ocorrido nos últimos três anos, vai se acentuar a migração do consumo para marcas mais baratas ou itens similares, especialmente nas classes sociais C/D/E. Muitos supermercadistas citaram também as marcas próprias que devem ter boa procura exatamente por apresentarem a qualidade das marcas líderes com preços mais em conta.
Expansão – Ao longo deste ano, as projeções do setor é que estejam sendo abertas pelo menos 60 lojas supermercadistas em Minas, com aportes de R$ 440 milhões e geração de 7 mil postos de trabalho. Até o fechamento da primeira quinzena de outubro, final da última semana, portanto, 43 unidades já haviam sido inauguradas, e 4,7 mil empregos gerados.
Os investimentos até o momento ainda não foram totalmente contabilizados, mas devem atingir,ou superar, o patamar previsto. Ressalta-se que muitas empresas concentram as inaugurações no terceiro trimestre do ano.