BANNER CENIBRA QUEIMADAS 2024

Cemig compra fontes renováveis

A Cemig comprou 152,5 megawatts médios provenientes de energia solar e eólica em leilão realizado nesta quinta-feira (4), com contratos de fornecimento a partir de janeiro de 2022 e duração de 20 anos. Quando em operação os empreendimentos totalizarão 388 megawatts. Os projetos serão construídos por terceiro sem a interferência da Cemig, que não informou as empresas vencedoras da disputa nem mais detalhes sobre o negócio.

Em junho a estatal realizou iniciativa semelhante, quando adquiriu 431,49 megawatts junto a projetos eólicos e solares, também com fornecimento a partir de 2022. A empresa quer aumentar seu fornecimento de energia para atender a demanda de clientes no mercado livre de eletricidade, onde grandes consumidores, como indústrias, negociam contrato de fornecimento diretamente com empresas de geração e comercialização.

O formato do leilão permite a Cemig ter mais energia em carteira sem a necessidade de investimentos próprios em projetos de geração que demandam elevados aportes. A estratégia obedece o aperto financeiro da estatal, conduzido por amplo programa de vendas de ativos com a meta de reduzir um endividamento que somou R$ 14,6 bilhões ao final do segundo semestre.

(Reuters)

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM