Em 1687, Sir Isaac Newton publicou seu livro inovador “Mathematical Principles of Natural Philosophy”, que descrevei as suas 3 leis do movimento. No processo, Newton estabeleceu as bases para a mecânica clássica e redefiniu a forma como o mundo olhava para a física e a ciência.
Mas como a Terceira Lei de Newton pode ajudar a nós empreendedores a agirmos em um momento de crise?
A terceira lei de Newton afirma que a toda ação corresponde a uma reação de igual intensidade, mas que atua no sentido oposto. A força é resultado da interação entre os corpos, ou seja, um corpo produz a força e outro corpo recebe-a.
Vamos lá, intitulando a “crise” como uma ‘ação’ , a ´reação´ deve ser gerada de combate a crise. Quanto mais crise vier, com mais trabalho devemos reagir. Pensando assim, se para cada ação tem uma reação, para cada problema teremos uma solução! E é assim que conseguimos passar pela crise e, mais do que isso, aprender e crescer com ela. Quando só nós resta reagir, o caminho é produzir a força de igual intensidade no sentido oposto:
A crise é uma ação que não foi planejada. Reaja com planejamento.
A crise é uma ação que gera desânimo. Reaja com motivação.
A crise é uma ação que traz negativismo. Reaja com otimismo.
A crise é uma ação que paralisa. Reaja com ação.
Se a crise gera medo, reação de coragem.
Tudo isso na mesma intensidade que a crise te atingir.
A crise traz progressos. É na crise que nascem as invenções, os descobrimentos e a grandes estratégias. Sem crise não há desafios. E em momentos de desafios: planejar, motivar, ser otimista e reagir para superarmos e termos motivos para sermos #feliztodososdias. Pollyana Silveira