O mercado de automóveis segue dando sinais de retomada no Brasil e, aos poucos, os consumidores estão demonstrando mais interesse na aquisição de carros novos. De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), as vendas de veículos novos cresceram 14,5% no Brasil no primeiro semestre de 2018, comparado com o mesmo período do ano anterior.
Mas a satisfação de comprar um carro novo vem acompanhada do inconveniente da forte desvalorização após a compra, a ponto de ser criticada por analistas de finanças pessoais. Apenas ao sair da concessionária, o valor já cai sensivelmente. É diferente da situação de antes do Plano Real, quando a inflação alta e a falta de oferta transformavam carros em investimentos, como telefones.
Em alguns casos, porém, essa perda é maior, chegando a 33% do valor após dois anos. É o que mostra um estudo da KBB Brasil, filial da americana Kelley Blue Book, especializada em levantamentos de preços de automóveis. A empresa selecionou as versões que mais e menos se desvalorizam dentre os modelos mais vendidos no primeiro semestre de 2018.
Segundo a Fenabrave, os 10 modelos mais vendidos no período são: Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Ford Ka, Volkswagen Gol, Fiat Strada, Chevrolet Prisma, Toyota Corolla, Jeep Compass, Fiat Toro e Renault Sandero. Os veículos Volkswagen Polo, Renault Kwid e Fiat Argo estão dentre os mais vendidos de acordo com a Fenabrave. Porém, não foram utilizados nesta análise por contarem apenas com versões 2018 / 2019, enquanto o estudo realizado considera dois anos de uso. Ao excluir os veículos citados, foi respeitado o ranking de vendas e foram utilizados os modelos subsequentes
As versões do Gol e Corolla aparecem como destaque na lista de menos desvalorizados, contando com 4 e 3 versões, respectivamente. Já as que mais desvalorizam são as versões do Sandero e da Strada, apresentando 4 e 3 versões, respectivamente. Mas, mesmo entre os que perdem menos, a desvalorização é de 9%, uma perda razoável que deve ser levada em conta no momento em que se decide ter um automóvel zero. Há ainda as despesas de seguro, manutenção, impostos e combustível, o que faz muita gente preferir andar de táxi ou Uber ou transporte público a manter um carro.
Confira abaixo as versões entre os carros mais vendidos que perderam mais e as que se desvalorizaram menos no primeiro e no segundo ano de uso.
As versões que mais desvalorizam, dentre os modelos selecionados:
VEÍCULO/VERSÃO | 0KM | 2018 | 2017 | Desvalorização: 1º ano de uso | Desvalorização: 2º ano de uso |
FIAT STRADA CE HARD WORKING 1.4 8V FLEX 2P (Básico) | R$ 64.990 | R$ 49.900 | R$ 43.000 | -23,22% | -33,84% |
FIAT STRADA CS HARD WORKING 1.4 8V FLEX 2P (Básico) | R$ 56.490 | R$ 42.900 | R$ 39.000 | -24,06% | -30,96% |
FORD KA S 1.0 12V FLEX 4P (Básico) | R$45.490 | R$38.500 | R$ 32.000 | -15,37% | -29,65% |
FIAT TORO FREEDOM 1.8 16V AT6 FLEX 4P (Básico) | R$102.990 | R$77.500 | R$ 72.900 | -24,75% | -29,22% |
RENAULT SANDERO AUTHENTIQUE 1.0 12V SCe FLEX 4P (Básico) | R$ 45.290 | R$ 35.700 | R$ 33.558 | -21,17% | -25,90% |
RENAULT SANDERO EXPRESSION 1.0 12V SCe FLEX 4P (Básico) | R$ 49.090 | R$ 38.900 | R$ 36.566 | -20,76% | -25,51% |
FIAT STRADA CD HARD WORKING 1.4 8V FLEX 3p (Básico) | R$ 67.990 | R$ 57.990 | R$ 50.900 | -14,71% | -25,14% |
FORD KA SE 1.5 16V FLEX 4P (Básico) | R$ 51.990 | R$ 42.500 | R$ 39.000 | -18,25% | -24,99% |
RENAULT SANDERO GT LINE 1.6 16V SCe FLEX 4P (Básico) | R$ 59.500 | R$ 48.000 | R$ 45.120 | -19,33% | -24,17% |
RENAULT SANDERO EXPRESSION 1.6 16V SCe FLEX 4P (Basico) | R$ 53.800 | R$ 43.500 | R$ 40.890 | -19,14% | -24% |