Cerca de mil contribuintes já procuraram a Prefeitura de Ipatinga, nos últimos dias, para regularizar os débitos com o município, valendo-se de condições especiais e inéditas que estão sendo oferecidas. São dívidas referentes ao IPTU, ISSQN, ITBI, taxas e multas. A meta inicial é de arrecadar cerca de R$ 14 milhões. Atualmente, a inadimplência ultrapassa a casa dos R$ 500 milhões. Uma parte substancial desse valor refere-se a juros e multas.
O pagamento das dívidas à vista representa um perdão de 99% em juros. Quem preferir pagar em 12 parcelas terá um desconto de 90%. Em 24 parcelas, o abatimento é de 70% e, em 48 vezes, de 50%. Se o devedor preferir, poderá pagar também em até 72 vezes, mas sem descontos.
Nos casos de valores já cobrados judicialmente, os devedores deverão se dirigir à Procuradoria Geral, no 4º andar da PMI, para oficializarem a adesão ao programa. Para os débitos ainda em Dívida Ativa ou em cartório, não judicializados, o contato é feito diretamente na Central de Atendimento Tributário (CEAT), no 1º andar da prefeitura. Os parcelamentos que estejam em curso também poderão ser revistos por solicitação dos devedores. Até esta sexta-feira, dia 28, a PMI realiza um atendimento especial para fazer frente à demanda, de 9h às 18h. Aqueles que perderem o prazo estendido podem aderir até o dia 21 de dezembro no horário normal de atendimento (de 12h às 18h).