Vice-presidente da AAPI está sendo velado no Clube dos Pioneiros e enterro previsto para hoje às 17 no Cemitério Nossa senhora da Paz
O fim da tarde de sexta-feira (31) da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga – AAPI, foi caracterizada pela comoção entre diretores, empregados e amigos. Durante mais de 34 anos a presença, todos os dias, daquele senhor simpático com sorriso largo que a todos tratava de forma paternal e conciliadora não estará mais presente como o fez por mais de 3 décadas. Faleceu Edízio Simplício Neto, pioneiro e um dos principais responsáveis pelo erguimento da 2ª maior entidade de classe do Brasil.
A história da AAPI se confunde com a própria vida de Sr. Simplício. Ainda lembro, na minha chegada a entidade, como fui reconhecido pelo meu trabalho como comentarista na rádio, TV e jornal. Tinha, ali, um profundo leitor que não deixava passar incólume uma linha do que escrevia (quando escrevemos, não temos a verdadeira dimensão dos impactos que nossas mensagens promovem nas pessoas).
Edízio Simplício Neto fez história na Usiminas. Simplício, como é conhecido em todos os lugares onde trabalhou, nasceu em Vitória no Espírito Santo. Iniciou sua vida profissional após se formar pela Escola Técnica Federal de Vitória-ES. Atuou nas empresas TENENGE (Técnica de Engenharia Nacional), ACESITA (Aços Especiais Itabira), MONAG (Montagens Industrial Ltda), NOVACAP (obras de construção de Brasília, capital do país) e finalmente na USIMINAS (Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais).
Na Usiminas, foi de supervisor de Laminação, de inspeção e programação mecânica. Durante o período 1966/1984. Ao se aposentar, foi convidado para atuar na SIDERBRAS entre os anos de 1987 a 1990 na função de assistente técnico de siderurgia.
Foi no início da década de 90 que Simplício passou a exercer suas atividades voluntárias na Associação dos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga. Teve papel importante na implantação das áreas de saúde e assistência social, então como diretor executivo (1994). No ano de 2012 deixou a diretoria financeira da entidade para ocupar a vice-presidência, gestão 2012-2015.
Reconhecimento
Em abril de 2015, Simplício entrou de vez para a história da AAPI após uma inédita adesão dos associados nas eleições diretas. Foi eleito ao cargo de Presidente com 80% dos votos válidos. É também o vice-presidente da FAP-MG (Federação dos Aposentados e Pensionistas de Minas Gerais), diretor de administração do Sicoob Vale do Aço e membro do Conselho de Previdência da Usiminas, a conhecida caixinha.
Legado
Simplício faleceu na tarde de sexta-feira (31) no Hospital Márcio Cunha. Lutou pela vida como se espera de um guerreiro. Contribuiu de forma incomensurável pelo agigantamento da entidade que presidiu até março desse ano numa parceria que permaneceu com o atual presidente, Elias Caetano Ferreira. A alegria e paz que sempre nortearam a sua presença nos corredores da entidade permanecerão sempre na lembrança de todos. Descanse em paz e prepare o nosso caminho.