Os 49 comerciantes que atuam com barracas fixas na área do Parque Ipanema começaram a ser notificados nesta terça-feira (4) pela Prefeitura de Ipatinga (PMI) quanto a um prazo de 30 dias para que retirem seus estabelecimentos do espaço público. A medida segue uma determinação do Ministério Público Estadual (MPE), que requer, há algum tempo, a retirada dos equipamentos do local em caráter definitivo, tendo em vista que nas condições atuais elas ferem legislação específica sobre a ocupação do espaço, que é tombado como patrimônio histórico-cultural e ambiental.
A PMI recebeu um ultimato para fazer cumprir a medida, sob pena de sanções de improbidade administrativa por permitir o uso indevido de Área de Preservação Permanente (APP). A Associação dos Comerciantes do Parque Ipanema perdeu a liminar que concedia o direito de permanecerem no espaço.
O prefeito Nardyello Rocha, que acompanha todo o processo, destacou que os comerciantes que disponham de food trucks também poderão atender no Parque Ipanema, já que eles já possuem autorização para fazer o trabalho itinerante na cidade. “Com a saída das barracas, é natural que os food trucks se aproximem do Parque, até que possamos fazer a licitação para instalação das barracas padronizadas e definitivas. Assim, as pessoas que frequentam o espaço para caminhadas e outras atividades não ficarão desassistidas”, observou.