A Limppano, fabricante de produtos de limpeza como panos, luvas e esponjas, fechou acordo com a Procter & Gamble (P&G) para comprar a marca de detergente líquido ODD. O valor do negócio não foi informado. No passado, a ODD também deu nome a sabão em pó para lavar roupas. Pesquisas preliminares feitas com consumidores mostram que a marca ODD ainda é lembrada e pode ter sucesso com seu relançamento.
A Limppano vai competir na categoria de detergentes líquidos a partir de 2019. A meta, com a nova marca, é dobrar o faturamento da empresa em até quatro anos, chegando a cerca de R$ 390 milhões. O setor de produtos de limpeza doméstica movimentou R$ 22,29 bilhões em 2017 e deve crescer 3,5% neste ano, segundo a entidade do setor (Abipla).
A consultoria Euromonitor estima que a categoria de detergentes líquidos crescerá 2,5% neste ano, para R$ 1,86 bilhão. O mercado é liderado pela marca Ypê, da Química Amparo, com 49,8% das vendas. Em seguida estão Limpol (da Bombril), com 27,5% do mercado, e Minuano (da Flora), com 10,5%.
A Limppano tem duas fábricas próprias no Rio de Janeiro. A fabricação de produtos de limpeza química começa em 2019. Alex Buchheim, diretor-geral da Limppano (foto) adiantou que estuda as novas linhas que serão lançadas após a aquisição da ODD.
A marca ODD pertencia à Bombril e foi adquirida pela P&G em 1996. A marca disputou a liderança de mercado nas décadas de 1970 e 1990. Nos anos 2000, a marca foi substituída gradativamente pela marca Bold. Atualmente, a marca estava sob controle da matriz americana da P&G.
(Fonte: Valor Econômico)