HEADER HOME – TERNIUM STJ

Ipatinga inicia arborização de calçadas

Disposta a manter a cidade com o título de “Cidade Jardim”, a Prefeitura de Ipatinga iniciou esta semana o plantio de 100 novas mudas de árvores, que serão adotadas por moradores da cidade. As espécies das plantas oferecidas são: Aroeira salsa, Flamboyant mirim, Ipê Amarelo de jardim, Escova de garrafa pendente, Murta, Hibisco, Calicarpa, Resedá e Araçá roxo. As espécies são consideradas ideais para as calçadas, por terem altura que não alcançam a rede elétrica, raiz que não afeta a rede de esgoto e que não provoca a quebra dos passeios. Além disso, elas geram sombra, amenizam a temperatura ambiente e possuem aspectos ornamentais, com intensa floração.

Após a autorização do morador, os técnicos marcam os locais das covas no passeio para o plantio da árvore. A marcação obedece a preceitos arquitetônicos em termos de distância dos postes, garagens, portões, bem como respeita a interface com outros equipamentos urbanos. Na hora do plantio é feito o combate a formigas e outros insetos. Durante noventa dias, um monitoramento é realizado com o objetivo de irrigar as mudas recém-plantadas, até que se apresentem as primeiras brotações. O projeto pretende percorrer todos os bairros do município. Os moradores que desejarem adotar árvores devem ligar para o telefone 3825-0647.

Com mais de 100 mil árvores plantadas em áreas públicas, Ipatinga é um dos municípios mais arborizados do país. Aliado a isso, a cidade possui uma das maiores médias de áreas verdes por habitante. Atualmente, 119 m², mais de dez vezes a área recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que são 12 m² por habitante.

 

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM