Cerca de 26 planos, comercializados por 11 operadoras de saúde estão com suas vendas suspensas a partir de hoje, de acordo com determinação da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). Segundo a Agência, o objetivo da suspensão é também estimular que as operadoras qualifiquem o atendimento prestado aos consumidores. Para que os planos voltem a ser comercializados para novos clientes, as empresas deverão comprovar melhorias nos serviços prestados. Paralelamente, houve a reativação de 20 planos de 11 operadoras, que novamente estão liberados para comercialização.
Para chegar a esta medida, as operadoras são avaliadas por meio do Monitoramento da Garantia de Atendimento partir das reclamações registradas pelos beneficiários nos canais da ANS. Nessa etapa, foram consideradas as queixas sobre cobertura e demoras de atendimento no segundo trimestre de 2018.
No trimestre compreendido entre 1º de abril a 30 de junho de 2018, a ANS recebeu 17.171 reclamações de natureza assistencial. Desse total, 16.189 foram considerados para análise pelo Programa de Monitoramento. No período, 93,2% das queixas foram resolvidas pela mediação feita pela ANS via Notificação de Intermediação Preliminar (NIP), garantindo respostas aos problemas dos consumidores.
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