O Carrefour deve investir R$ 1,8 bilhão no Brasil no ano que vem, mesmo valor previsto para este ano, informou o comando do grupo. A maior parte dos recursos será voltada para expansão das operações e terá foco em dois negócios: Atacadão e Carrefour Market, rede de supermercados recém-lançada pelo companhia.
Inaugurado no fim de 2017, o Carrefour Market é um modelo de loja de menor porte – são 450 m2 , em média, em comparação com 1,5 mil m2 do Carrefour Bairro. Hoje há cinco unidades em funcionamento no país. Para o ano que vem estavam previstas inicialmente mais dez lojas, mas a projeção foi revisada para cima: devem ser mais de 20 inaugurações, segundo o Valor apurou.
Em relação ao Atacadão, pelo segundo ano consecutivo, serão 20 novas lojas abertas em 2019. Este número era previsto no início do ano. Com base no gasto médio anunciado por unidade, os 20 pontos equivalem a investimento ao ano entre R$ 800 milhões e R$ 900 milhões. No Carrefour Market, as aberturas de 20 lojas somariam entre R$ 100 milhões e R$ 200 milhões, calculou o Valor, considerando o gasto médio por unidade.
O atacarejo é, de longe, o negócio que mais cresce – 7% até junho, ante 3% dos supermercados e hipermercados – e o que mais recebe recursos do grupo. Mas é também o de menor margem bruta – 15% contra 25% das lojas de varejo.