Um “Incinerador de Lixo” será o produto a ser desenvolvido pelo APL (Arranjo Produtivo Local – Metalmecânico do Vale do Aço), definido pelo comitê gestor da entidade durante o II Workshop Competência Tecnológica em Projetos de Engenharia e Cultura da Inovação, que aconteceu nessa terça-feira 21. Vale ressaltar que o projeto é o primeiro com recurso captado diretamente para o APL Metalmecânico.
O incinerador oferece oportunidade e desafios de otimização de operação e ganhos com aproveitamento do excedente energético, podendo ser um diferencial para o mercado. Seis projetos foram apresentados e avaliados em sete critérios: Padronização, Prazo para execução do projeto, Expertise do capital intelectual técnico do projeto, Complexidade tecnológica, Recurso financeiro para execução, Aderência às competências das empresas do APL Vale do Aço e demanda de mercado.
Segundo o presidente do APL Marlon Duarte, o modelo aprovado, além de atender a todos os requisitos, é inovador na região e propõe o aprimoramento de competências por meio de um formato de tutoria técnica em conjunto com o pool de recursos das empresas participantes. “O projeto trabalha um ponto fundamental para a agregação de valor, que é a análise crítica e o desenvolvimento de projetos de engenharia. As empresas que têm essa competência ofertam produtos e serviços com um valor agregado muito maior, atingindo um outro patamar no mercado”, reforça Marlon.