Morreu neste domingo, aos 93 anos, o empreiteiro Murillo Mendes, filho do fundador da construtora Mendes Junior, José Mendes Junior, criada em 1953 e que foi pioneira na internacionalização das empresas brasileiras do setor durante o chamado período do milagre econômico, nos anos 70, período da ditadura militar. Murillo Mendes estava à frente da companhia até um ano atrás, quando, por decisão da família, se afastou do comando diário, mas sem perder a influência e a presença na definição dos rumos da empresa.
Segundo amigos próximos, ele foi vítima de enfarto e a família se despediu dele numa cerimônia íntima, da qual teriam participado apenas as duas filhas e os netos, seguida do enterro em Belo Horizonte. Ele havia perdido a mulher, Lúcia Mendes, há dois meses.
A morte de Murillo Mendes, para o advogado José Murilo Procópio de Carvalho, responsável pelo plano de recuperação judicial da Mendes Junior, representa o fim “de uma reserva da intelectualidade de Minas, do empreendedorismo e da moralidade no estado”.