BANNER CENIBRA QUEIMADAS 2024

Hospital capacita Bombeiros do Vale do Aço

Militares do 11º Batalhão do Corpo de Bombeiros, sediado em Ipatinga, participaram esta semana de um curso de capacitação sobre Trauma Crânio Encefálico (TCE), ministrado por médicos do Hospital Dr. José Maria Morais (HJMM).  O objetivo do treinamento era melhorar o socorro prestado no local da ocorrência, permitindo assim um melhor atendimento do paciente, avaliação do quadro, triagem e correto encaminhamento para rede de urgência de Fabriciano e do Vale do Aço.

“O tempo de resposta de atendimento ao paciente, dependendo da patologia, pode definir entre a vida e a morte do mesmo. Portanto, é importante que a corporação do Corpo de Bombeiros também conheça o desenho da Rede de Urgência e Emergência do Vale do Aço, objetivando a destinação correta do paciente na busca de um atendimento qualificado e mais humanizado,” ressalta Kátia Barbalho, diretora executiva do HJMM.

Por mês, o HJMM realiza 19 mil procedimentos entre consultas, diagnósticos, exames complementares e cirurgias, sendo 2,5 mil atendimentos hospitalares e 280 internações. O hospital possui 60 leitos, sendo 10 de UTI e 30 de clínica médica, 14 leitos destinados a realização de procedimentos cirúrgicos e seis para pediatria. A unidade é referência de média complexidade para Coronel Fabriciano e, no ano passado, atendeu pacientes de outros 23 municípios.

Trauma Crânio Encefálico (TCE)

O TCE é uma lesão cerebral traumática que geralmente ocorre como resultado de acidentes graves. Os sintomas podem ser imediatos ou tardios e incluem confusão mental, visão turva e dificuldade de concentração. O atendimento imediato é fundamental, pois garante o diagnóstico precoce, o que traz tratamentos rápidos e eficazes.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM