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Frota própria para fugir do frete

Setores produtivos como o agronegócio estão adquirindo frota própria como alternativas para transporte de suas cargas. A justificativa é o aumento dos custos após o tabelamento do frete, adotado pelo governo federal durante a negociação para o fim da paralisação dos caminhoneiros (foto), no fim de maio, que paralisou o transporte rodoviário no país e gerou prejuízos para as outras atividades econômicas.

O presidente da Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Carga (Anut), Luís Henrique Teixeira Baldez, explicou que, com a nova política de preços, o custo com o transporte, que já é elevado, triplicou de valor. “É um movimento natural das empresas. Quando há um aumento de frete, como teve com a tabela da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), tão forte e desproporcional, elas avaliam alternativas para reduzir o custo. As empresas estão sendo forçadas a fazer isso”, explicou.
Baldez disse que a Anut e seus associados são contra o tabelamento do frete, mesmo assim, encaminharam proposição de como fazer uma tabela de preços mínimos que seja mais aderente ao mercado e respeite as diferenças regionais do país. “Existem cadeias produtivas em que os produtos têm baixo valor agregado. Então, com essa tabela, tem produtos em que o frete é maior que o próprio produto. A tabela distorceu completamente o mercado”, afirmou.

O movimento das empresas fez a venda de caminhões registrar crescimento de 16,3% em julho na comparação com junho. Foram 6,6 mil veículos vendidos no ano passado, de acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Nas últimas semanas a JBS adquiriu 360 veículos e a Cargill indicou que seguirá o mesmo caminho.

Para o presidente da Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam), José da Fonseca Lopes, que representa os caminhoneiros autônomos, a tabela inicialmente editada pela ANTT acabou beneficiando mais as empresas de transporte.

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