Uma das raras cidades do interior mineiro com uma lagoa dentro do seu perímetro urbano, além de possuir sítios e pousadas em sua zona rural, Ipaba está traçando planos para aproveitar o potencial turístico local. A primeira iniciativa oficial foi a criação do Conselho Municipal de Turismo (Comtur).
Para o prefeito Geraldo dos Reis Neves, a lagoa localizada no Centro da cidade pode tornar-se uma atração turística local. “Precisamos criar condições para obtermos recursos oficiais, o que não é fácil, para sua recuperação ambiental e estruturação física. A lagoa é nosso maior bem, é o nosso ouro”, aposta.
Segundo levantamento feito recentemente existe mais de 40 sítios no município com capacidade para locação, alternativa certa para atrair turistas do Vale do Aço. “Nossa intenção é atrair visitantes que estão perto de nós, para passarem finais de semana em nossas pousadas”, explica Marcos Prata, presidente do Comtur, que conta com a assessoria técnica do Sebrae-MG.
O secretário de Desenvolvimento Social e Econômico, Diego Franco Reis, principal incentivador do turismo em Ipaba, comenta que além das belezas naturais da zona rural, a cidade possui uma variada gastronomia típica. “Recentemente promovemos a I Feira de Negócios de Ipaba (Fenei) e semanalmente, toda sexta-feira, realizamos a Feira de Agricultura. No primeiro sábado do mês acontece a Feira de Artesanato. São eventos que contribuem para mostrarmos nosso potencial”, reforça.